O que é hiperplasia prostática benigna?
"Hiperplasia prostática benigna" é o termo médico para aumento da próstata. A próstata é uma glândula que circunda a uretra (o tubo que transporta a urina da bexiga para o pênis) ( figura 1 ). Essa glândula geralmente aumenta nos homens à medida que envelhecem.
A hiperplasia prostática benigna, também chamada de "HBP", é um problema comum. Não tem nada a ver com câncer de próstata. De fato, a palavra "benigno" significa "não câncer".
Quais são os sintomas da HBP?
Muitos homens com HBP não apresentam sintomas. Quando os sintomas ocorrem, eles podem incluir:
●Precisando urinar com frequência, principalmente à noite
●Problemas para começar a urinar (isso significa que você pode ter que esperar ou forçar antes que a urina saia)
●Ter um fluxo fraco de urina
●Episodios de perda urinária
●Sentindo como se sua bexiga não estivesse vazia, mesmo depois de urinar
Episódios de retenção urinária
Existe um teste para HBP?
Sim. O seu médico pode verificar a HBP fazendo um exame retal. Isso significa que ele colocará um dedo no seu ânus para verificar o tamanho da sua próstata . O seu médico também pode fazer exames de urina ou sangue para verificar se seus sintomas podem ser causados por outro problema, como uma infecção da bexiga.
Existe algo que eu possa fazer sozinho para me sentir melhor?
Sim. Você pode melhorar seus sintomas de HBP:
●Reduzindo a quantidade de líquido que você bebe, especialmente antes de dormir
●Limitando a quantidade de álcool e cafeína que você bebe. Essas bebidas podem fazer você urinar com mais frequência.
●Evitar medicamentos contra resfriados e alergias que contenham anti-histamínicos ou descongestionantes. Estes medicamentos podem piorar os sintomas da HBP.
●Fazendo algo que os médicos chamam de "esvaziamento duplo". Isso significa que, depois de esvaziar a bexiga, você espera um momento, relaxa e tenta urinar novamente.
Devo consultar um médico?
Se você tiver sintomas como os listados acima, consulte seu médico para descobrir se a HBP é realmente o que os está causando. Esses sintomas podem ser causados por outros problemas, por isso é importante que eles sejam verificados.
Se você tem HBP, seu médico pode oferecer diferentes opções de tratamento. Mas você não precisa ser tratado se seus sintomas não o incomodarem. A menos que você perca a capacidade de urinar completamente, deixar a HBP não tratada não fará mal a você.
Como a HBP é tratada?
As opções de tratamentos incluem:
●Espera vigilante - Esperar vigilante significa que você espera para ver se seus sintomas mudam, mas não recebe tratamento imediatamente. Os homens que escolhem essa opção podem decidir tentar o tratamento mais tarde se os sintomas piorarem ou se os sintomas começarem a incomodá-los mais.
●Medicamentos - Existem dois tipos de medicamentos comumente usados para tratar a HBP. Um tipo relaxa os músculos que circundam a uretra. O outro tipo impede a próstata de crescer mais ou até ajuda a diminuir a próstata. Em alguns casos, os médicos sugerem tomar os dois tipos de medicamento ao mesmo tempo. Dependendo dos seus sintomas, o seu médico também pode sugerir outros medicamentos.
●Cirurgia - A cirurgia para tratar a HBP funciona removendo parte da próstata ou fazendo com que a próstata encolha. Existem várias cirurgias para escolher.
Como escolho qual tratamento devo tomar?
O tratamento certo para você dependerá de:
●Quanto seus sintomas o incomodam
●Como você se sente sobre as diferentes opções de tratamento
Se seus sintomas não o incomodam muito, talvez você não precise de nenhum tratamento. Por outro lado, se seus sintomas o incomodarem, você provavelmente deve ser tratado.
Os médicos geralmente sugerem a tentativa de remédios primeiro para ver se eles ajudam. Se os medicamentos não fazem o suficiente, a cirurgia também é uma opção. Ao pensar em suas escolhas, lembre-se de que os tratamentos podem ter um lado negativo. Os medicamentos podem causar efeitos colaterais, por exemplo. E a cirurgia tem alguns riscos gerais, e às vezes também pode causar problemas sexuais e outros efeitos colaterais.
Quando você estiver pensando em qual tratamento tomar, pergunte ao seu médico as seguintes perguntas:
●Qual a probabilidade de esse tratamento melhorar meus sintomas?
●Quais são os riscos ou efeitos colaterais deste tratamento?
●O que acontece se eu não tiver esse tratamento?
Yorumlar